GIRLS ON DRUMS FESTIVAL - Sim, nós já somos um Festival ! O evento criado em 2010 pelo músico (baterista e educador) Joel Jr consolida-se hoje em mais que um sonho – é o maior Festival da América Latina reunindo mulheres bateristas e percussionistas.

De longe o mais inusitado, singular e claro, charmoso evento de bateria já idealizado e concretizado no Brasil, Girls On Drums desde sua concepção e primeira edição em Maio de 2010, obteve apoio de músicos, fãs, lojas e marcas renomadas no mercado. Além, claro, das artistas de todo país.

Já foram realizadas cinco edições na cidade natal do evento, Curitiba (2010, 2011, 2012, 2013, 2014), uma edição especial na maior cidade da America Latina, São Paulo, em Novembro de 2012,  outras duas edições especiais, uma em Salvador (Novembro de 2013) e uma em Florianópolis (Novembro de 2014), sempre com público entusiasmado e interativo.

Vale relembrar algumas artistas que já participaram : Nina Pará, Simone Sou, Vera Figueiredo, Jully Lee, Lucy Peart, Nicolle Paes, Pitchu Ferraz, Patricia Teles, Michelle Abu, Silvana Collagiovanni (Argentina), Biba Meira, Yara Oliveira e Naná Rizinni.

Acreditando na proposta inovadora e moderna do evento marcas nacionais e internacionais de renome têm conferido suporte valioso ao trabalho.

Mas por que um evento só com meninas bateristas ? Desde “sempre” o instrumento bateria tem sido visto como algo “masculino”. Bater, percutir, usar os músculos do corpo todo para tocar um instrumento não é nada feminino, diriam os mais conservadores, músicos e não músicos. Por anos, como educador desde 1990, Joel Jr observou enormes talentos e possíveis grandes bateristas abandonarem o instrumento e o estudo devido a pressão familiar, por exemplo. Mas qual era o problema ? Eram mulheres, meninas, jovens que amavam tocar bateria ou percussão, mas que tiveram que seguir outro caminho porque percutir ou usar baquetas é “para homens”.

Mas elas não desistem e hoje em dia, graças a uma nova concepção fortemente influenciada pelo evento GIRLS ON DRUMS Festival, elas estão de volta e cada vez mais forte na cena. Novas bandas têm se formado, novas iniciativas das marcas em apoiar as artistas (quase todas após aparecerem no evento) e diversas ações na internet como blogs e publicações voltadas a este público.

GIRLS ON DRUMS definitivamente já deixou sua marca !

Mas os planos e as idéias não param e a produção do evento tem recebido muitos pedidos de jovens bateristas talentosas para se apresentarem nas edições do evento, bem como convites de outras cidades para que seja realizada uma edição especial e assim procedemos em São Paulo, tendo em vista outras capitais.

Ações na Internet, como a votação pelo facebook, para que fôsse escolhida uma jovem baterista para a edição 2013 reuniu mais de 30 mil visualizações em apenas uma semana.

 

GIRLS ON DRUMS Festival –

você tem um encontro marcado com elas !

Histórico

  • Twitter Clean
  • Facebook Clean
  • YouTube Clean
  • Instagram Clean